quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"Don't Divorce Us"


Em maio de 2008 a Suprema Corte do Estado da Califórnia, nos Eua, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A autorização durou seis meses, até as eleições, quando também foi votado a chamada Proposição 8, que voltou a impedir as uniões.

Foram seis meses em que 18 mil casais foram beneficiados. Alguns já viviam juntos a muitas e muitas décadas - quem não lembra das duas senhorinhas trocando um beijo que foi veiculado aos montes nas televisões brasileiras?

Esses casais agora vivem a incerteza da legalidade de seus casamentos, isso porque, um advogado chamado Kenneth Starr, entrou com um recurso que pede a anulação de todas as uniões. Esse cara foi o mesmo que deu entrada ao processo de impeachment contra Bill Clinton.

Como eu disse em um post anterior o casamento não é uma causa consensual entre os ativistas da causa LGBT, entretanto, e principalmente nesse caso, é a garantia de que milhões de pessoas terão seus direitos de cidadãos assegurados. Não faltam exemplos, principalmente quando um dxs companheirxs morre, de como os benefícios que o casamento traz fazem falta na vida de LGBT's.

Para tentar sensibilizar a opinião pública a Courage Campaign produziu um vídeo chamado Fidelity, com fotos das pessoas que conseguiram suas uniões segurando cartazes com a frase "Please don't divorce us". A cantora russa Regina Spektor cedeu a música título.

Uma outra organização como forma de protesto resolveu disponibilizar um aplicativo com os nomes, endereços e quantia doadas em favor da Proposição 8. Essa atitude foi duramente criticada inclusive por militantes.

Bom o vídeo mexeu comigo (não sei se é porque tô meio fragilzinho, sabe?). Curtam ! Link abaixo!

Um comentário:

vinicios k. ribeiro disse...

To vendo o vídeo agora, sito nojo do tamanho da hipocrisia que nos circunda.

Qual a razão de tanto ódio e incompreensão destinada a mulheres e homens que desejam arranjos afetivos diferentes da norma heterossexual.

No jornal Hoje vi um padre nopernambuco excomungando a familia e o medico que realizou o aborto da menina de 9 anos violentada por um familiar.

A humanidade experimenta inúmeros avanços tecnológicos, mas ainda tem pés, mãos e cabeças na idade média.

Casamento homo, aborto e tantos outros temas são muito caros à sociedade...talvez algum dia as pessoas entendam que o corpo, o desejo, a vontade cabe a cada um que o carrega.

ótimo texto fê!!! saudades do cê!