quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Valentine's Day é comemorado com bafão na China!


No último sábado, 14 de fevereiro, foi comemorado o Valentine's Day, que seria o dia dos namorados aqui no Brasil, em diversas partes do globo. Na china, cerca de 30 gays e lésbicas, fizeram um protesto próximo a Tiananmem em prol do casamante entre pessoas do mesmo sexo no país.

Durante a manifestção, que foi observada de perto pela polícia chinesa, como não poderia deixar de ser, foram feitas fotos que simulavam falsos casamentos, enquanto eram lançados suspiros, sorrisos e olhares zangados ao passantes, que também receberam uma rosa e um papelote rosa com um pedido de apoio à causa. De acordo com a organização em outras três cidades ocorreram eventos similares.

De acordo com alguns dos manifestantes ouvidos a homossexualidade é desconhecida na China. Parece que lá o sentido de invisibilidade é levado aos extremos.

Manisfestações como essa não são novidade. Nos Eua ativistas lotam os cartórios de suas cidades e dão entrada com o pedido de casamento. Inclusive há alguns documentários que mostram essa empreitada.

Vale ressaltar que o casamento não é consenso entre ativistas da causa. LGBT Para muitos deve-se procurar uma outra alternativa de regularização das relações homoafetivas que dê aos parceiros os mesmos direitos que um casamento heteressexual estabelece.

Nenhum comentário: