quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Versões de violência... Parte II

"Coercing or leaving
Shutting down and punishing
Running from rooms, defending
Withholding, justifying"

Versions of violence - Alanis Morissette


Continuando o assunto do post anterior. Mudam os personagens, o país, os motivos e até o continente. Apenas a estupidez é a mesma.

Dunbendorf, pequena cidade próxima à Zurique, Suíça, noite do dia 9 de janeiro, segunda-feira. Paula Oliveira desce na estação de trem da pequena cidade. Grávida de três meses, ela espera gêmeos. Ela seguia para casa onde reside com seu companheiro. Paula é de Recife. Vive na Suíça por causa do trabalho.

Uma cena comum. Uma pesoa de volta a sua casa após o trabalho, certo? Certo. A rotina continuaria sem alterações se ela não tivesse sido atacada antes de chegar em casa. Agredida com soco e ponta pés, verbalmente, moralmente. Teve o corpo todo cortado por estiletes. Os suspeitos? Três homens brancos, carecas e que tinham suásticas nas cabeças. Neonazistas. Além de toda violência também sofreu aborto.

SVP. Essa é sigla que pode ser vista nas pernas e barrigas da brasileira.É referência ao UDC, partido politíco. O mais popular. O que ganhou as eleições federais no fim de 2007. Que possui uma ala conservadora. Que tem partidários xenófobos.

Primeiro mundo? Talvez seja. Civilizado? Nem.
Cartaz do UDC

É fato que muitos europeus não veem com bons olhos imigrantes em seus países, principalmente os que trabalham. Eles acham que essa "praga" usurpa seus postos de trabalho, além de outros tantos argumentos.

A polícia não tem pistas dos agressores, além da descrição feita pela vitíma, neonazistas, como indicam as suásticas em suas cabeças. É incrível como um simbolo pode ser usurpado e re-codificado se tornando uma das referências mais imundas que se pode ter de alguém. A suástica é um simbolo muito antigo que significa boa sorte, violado, hoje em dia é mais lembrado como a cruz que simboliza o nazismo. É comum que participantes de grupos nazista se neonazistas, a tenham em seus corpos como adorno.

"Ah mas esse tipo de ataque não acontece no Brasil, não tenho com que me preocupar", alguns pensariam. Errados. Eles acontecem aqui sim. Em São Paulo, por exemplo, um grupo desses idiotas atacou e matou um adestrador de cães em um parque. O motivo? Ele era gay. Mas esse é só um exemplo. Poderia citar tantos outros. No geral eles tem como vitímas negros, gays e nordestinos. Difícil imaginar isso no Brasil, né? O país que respeita as diferenças. . . para eles esses ataques são diversão.

As fotos de Paula podem ser vistas em vários sites. Decidi não postar nenhuma. Acho que seria continuar com a violência, sabe?


4 comentários:

Thyago Polary disse...

tá sabendo que ela num tava grávida e que foi ela mesmo que se cortou, né?

Thyago Polary disse...

E eu nem vou fazer o comentário que eu ia fazer sobre Rihanna, mas td bem... =p

Camila Chaves disse...

hum... não sei se concordo tanto assim de cara com polary em achar que ela teria mesmo se cortado. é evidente que pessoas loucas e capazes de fazer tal coisa existem, mas sabemos que existem também preconceitos como a xenofobia, o racismo, o machismo, a homofobia, assim como tantos outros sentimentos de repulsa a identidade representada pelo outro.

soube o que tinha acontecido com essa moça lendo as notícias pela internet durante a manhã de hoje. pode parecer frio, mas confesso que não fiquei tão chocada pelo exato motivo que fora apontado por fernando neste texto: coisa semelhante acontece bem perto da gente e muitas vezes preferimos esconder ou fingir que não vemos por puro medo de ferir a imagem de um país que se diz plural.

gostei bastante da ligação, fernando. abraços, camilinha

Thyago Polary disse...

ei, tem um negócio pra ti no meu blog!

xeru!