quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Grife Italiana causa polêmica em nova campanha


A Relish, grife Italiana, gerou batante polêmica ao lançar a campanha de divulgação de sua nova coleção, ao mostrar duas mulheres sendo revistadas, de forma nada convencional, por dois policiais militares em praias da zona sul carioca.

A campanha está sendo veículada em outdoor's nas ruas de Napóles, onde organizações feministas e a prefeitura se manisfestaram contra ao que tem considerado um abuso e um desrespeito às mulheres.

O CEO da empresa, Alessandro Esposito, assinou nota nesta segunda-feira, onde pede desculpas e afirma que nunca foi intuito da grife representar a mulher como objeto ou apoiar violência contra elas. A campanha baseada no filme "Thelma e Louise", foi planejada em dezembro antes dos casos de violência contra mulheres naquele país.

Esposito também afirmou que o uso de imagens fortes é bastante comum no mundo fashion, como forma de gerar polêmica, mas disse que diante dos fatos não podia deixar de vir a público pedir desculpas. Mesmo tendo divulgado a nota a campanha continua.

NO BRASIL

Mas não foi apenas na Itália que a campanha gerou reações negativas, ONG's pelos direitos das mulheres, Secretaria de Turismo Municiapal do Rio de Janeiro e Comando da Polícia Militar manifestaram total repúdio as peças. O comando da Polícia Militar classificou acampanha como desrespeitosa e afirmou que as fardas usadas pelos modelos eram falsas - fica dúvida: desreipeitosa pelo usa das fardas ou pelo conceito -; A Secretaria de Turismo lamentou o que considerou uma afronta à cidade do Rio e aos cidadãos cariocas.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que apoirá qualquer medida tomada pelo Riotur, e que achou acampanha de mau gosto e que deve ter alguma coisa de fetiche sexual, ou seja, ela apoia qualquer ação, mas enquanto prefeito não fará nada.É né?


Nenhum comentário: