quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Versões de violência...

"These versions of violence
Sometimes subtle sometimes clear
And the ones that go unnoticed
Still leave their mark once disappeared"

Versions of Violence - Alanis Morissette



Esse não é um texto sobre a Alanis Morisette. É um post sobre Rihana, Chris Brown e gente idiota.

Rihana e Chris Brown, creio eu, dispensam apresentações. São dois astros da música internacional. Ela, 20 anos, bombou, e bomba, nas pistas de dança. Ele, 19 anos, cantor de R&B, músicas nas paradas, clipe na MTV.

Pois bem, no sábado, 07 de fevereiro, após a festa Pré-Grammy de Clive Davis, um telefonema, anônimo, informava à polícia de Los Angeles que uma mulher estava sendo agredida dentro de um carro. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que a vítima era a cantora. De acordo com infromações da imprensa internacional, ela ficou bastante machucada após ter sido agredida por socos e dentadas , desferidos por Chris Brown, que logo após teria se entregado a polícia.



Bom o resto como se diz é história. Por serem um dos casais mais conhecidos da música pop, não tardou para que o caso se tornasse manchete de jornais, revistas, sites. Veículos especializados em fofoca ou não. Em música ou não. Shows cancelados, participações canceladas, contratos cancelados, festa de aniversário cancelada.

De acordo com os relatórios policiais ele não teria agredido Rihana apenas fisíca e verbalmente - e muito possivelmente moralmente! -, mas, também, ameaçado a cantora de morte com arma de fogo, além de usar a chave do carro pra feri-la.

Os assessores do cantor negam que ele tenha usado arma. De acordo com as fontes oficiais de Chris Brown, ele usou, apenas, os punhos na hora da briga. Obviamente esse fato ameniza a situação toda.

Muita coisa foi falada sobre os motivos que levaram o cantor a tomar tal atitude. Mas há motivos pra socar uma mulher e deixa-lá toda fudida? Algumas dão conta que a briga teria se iniciado por que ela teria ficado com ciúmes de uma msn que ele recebou, outras de que houve traição dela. No meio disso tudo especulações e mais violência.

Ao ler um dos blogs que habitualmente acompanho fiquei "sei lá, sabe?", com alguns comentários de outros leitores. A vulgaridade na página de comentários ia desde a comparação do caso com o da, também cantora, Whitney Houston, até a normalização da coisa por ele ser negro e com "cara de favelado". Tudo em tom de bricadeira e acompanhado dos famosos KKKKKKKK... tão comuns. Um ou outro leitor se colocou contra essa baixaria. Outros ficaram horrorizados com a situção. Alguns estão desesperados para ver as fotos da cantora e questionam por que nenhum policial ainda não as colocou na internet e por ai vai. Ah e claro! Tem também aqueles que acham que "essa cantorazinha bem que merece, quem sabe ela cale a boca dela agora".

Esse episódio deixou de ser apenas sobre violência contra uma mulher. Alguns cometários se mostraram racistas, outros discriminatórios e a grande maioria colocava seus autores na mesma posição do Chris Brown! Sim alguns cometários são tão violentos quanto as porradas que o cara deu nela! Alguns comentadores são tão porcos e imundos quanto ele e infelizmente essa é a realidade. Nossas mulheres, mães, irmãs, tias, primas, amigas, esposas e todas as outras que não fazem parte do nosso convivio, são violentadas todos os dias das mais diversas formas, e esse caso é um bom exemplo de como quem está de fora é tão criminoso como aquele que comente a violência direta!

Essa música chamou minha atenção desde que a escutei pela primeira vez e foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando comecei a ler aquela página de comentários. Entre muitos cometários um ainda alerta para aqueles que sentem dó da situação irem procurar uma ONG ou coisa do tipo, que violência não é legal e tal, mas que ali essa situação não passa de piada.

De acordo com a equipe que fez o atendimento à cantora ela estava bastante machucada, mas as porradas, felizmente, deseparecem, apesar de nem serem o pior nessa situação.

E eu não sou fã da Rihana e isso não me impede de sentir vergonha alheia!

Um comentário:

Dani M. disse...

Estávamos outro dia mesmo falando disso e do quando isso me revolda, essa agressão às mulheres. É triste que precise acontecer com uma artista super famosa para que as pessoas se deem conta de que isso acontece todos os dias no mundo todo, as vezes com nossas mães, nossas vizinhas, nossas amigas, nossas filhas, e com nossas desconhecidas também.
Um dia desses a Du, do blog A Moça do Sonho, contou que a vizinha dela estava sendo agredida na porta de casa, com socos, pancadas e o cara ainda tinha uma arma em punho. Ninguém saiu pra acudir, até pelo medo de ser baleado também. A Du ligou pra polícia que chegou e prendeu o pilantra no flagra mas no dia seguinte o maldito já estava em casa de volto. Livre, leve e solto, e a mulher dele toda arrebentada.Ai que ódio.
Mas eu torço para que um dia, essas pessoas tenham de volta em dobro o que fazem de mal às outras. Acredito quu a justiça de Deus não falha.
Ufa!
Beijos Fernando,parabéns pela iniciativa de falar desse assunto.