terça-feira, 12 de maio de 2009

Sobre pessoas e suas opiniões...


Eu tenho um amigo que diz "eu já sou bonito, não preciso ser inteligente!", infelizmente nenhuma das duas afirmativas é verdadeira. Ele nem é bonito e sim você precisa ter conteúdo sim! Sua beleza, se é que você tenha alguma, será notada assim que você chegar aos lugares mas ficará apagada no decorrer dos eventos assim que você parar para conversar e perceberem que você não tem nada a oferecer.

Estaria eu dizendo que temos que ter opinião sobre tudo? Que pessoas bonitas são burras? Começo respondendo pela última. Apenas peguei esta frase para tentar desenvolver meu pensamento a respeito de alguns acontecimentos dos últimos dias. Obviamente não acredito que quanto mais bonito mais tapado você seja. Não vivo em um filme teen. Também não acho que se deva ter opinião sobre tudo e, menos ainda, que determinadas opiniões sejam explicitadas.

Em conversas sobre assuntos cujo meu ponto de vista é retrógrado e preconceituoso prefiro sair com "Não sei o que pensar sobro isto" ou "Prefiro não dizer nada". Ter, ou melhor, dar opinião sobre tudo pode ser tão perigoso quanto não ter sobre nada.

Há duas semanas, mais ou menos, durante o concurso que elegeu a Miss Eua uma das finalistas ao ser quetionada sobre o que achava do casamento entre pessoas do mesmo sexo respondeu que não tinha nada contra - vocês já perceberam como essa frase neste contexto, quase sempre, vem seguida de mas? -, mas que casamento é entre opostos. Este episódio gerou manchetes durante um bom tempo. A senhorita que fez o pronunciamento era a favorita ao título e, de acordo com muitos, sua derrota se atribui a essa frase.

Já esta semana outro pronunciamento, também neste sentido, foi dado durante a escolha da Miss Botsuana, pequeno país da África. Neste caso a candidata foi aplaudida e ao fim da competição foi coroada Miss. Em Botsuana a homossexualidade masculina é punida com até cinco anos de prisão! O que poderia ter sido o fim em uma competição gerou pontos a favor.

Esses concursos são para premiar beleza por isso, muitos, sempre ficam com os pés atrás durante os blocos de pergunta. Todas ensaiadinhas, a maioria das respostas conhecidas (Deus, família e paz), sorrisinhos e tchauzinhos contidos. em alguns países as Misses são uma espécie de símbolo nacional. Participam de campanhas sociais, levam sua cultura a outros lugares. Têm uma posição privilegiada que serve de inspiração para muitas garotas. Declarações como essas são incrivelmente negatvas para os movimentos LGBT's ao redor do globo!

Claro que as diferenças culturais entre os dois países citados justificam as diferenças nos resultados. Cinco estados estadunidenses já apoiam o casamento homoafetivo e por mais que se tenha alguma coisa contra este arranjo poucos querem ser constrangidos por suas opiniões, diferente de Botsuana onde, ser gay masculino mais exatamente, é crime. Mas no fim não há diferença... nos dois países muitas pessoas certamente compactuam da mesma opinião e vê-la publicamente em um evento de grande repercussão é satisfatório.

Incrivelmente por mais repugnantes que as duas declarações tenham sido eu prefiro assim, sabia? É melhor alguém chegar e falar " Não sou a favor"ou "Não gosto de gays" que aqueles que se escondem o tempo todo atrás de uma pseudo aceitação para parecerem politicamente corretos. Não quero com isso justificar essas declarações ou que esse tipo de postura não é homofóbica, apenas prefiro saber com que pessoa estou lidando.

Acho que as duas fariam um bem muito grande se apenas mandassem seus tchauzinhos e beijos contidos e, por mais que não concorde com meu amigo, elas poderiam ser apenas bonitas ao responder estas perguntas.


2 comentários:

Rayane disse...

adorei teu texto...

Camila Chaves disse...

caramba...

fiz um comentário imenso, uma análise imensa, mas quando fui enviar deu erro. tsc.

desculpa, fernando, mas não vou escrever novamente. minha gripe não me permite. para resumir, gostei, viu?

abraços, camilinha