quinta-feira, 23 de abril de 2009

Erecom Belém 2009


Pessoas acabei de chegar de Belém - ou Belhém como dizem alguns -, do Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação 2009 e voltei bastante contente com o que eu vi!

Primeiro esse foi sem dúvidas um dos encontros mais bem organizados que eu já participei; segundo o povo entendeu que festa é festa e não palanque político e se jogou com tudo no fervo!!! (Camilhinha morra de felicidades com essas palavras!) e terceiro, e mais importante, esse foi o encontro onde gays e lésbicas mais ficaram a vontade para realizar suas vontades e desejos dentro dos espaços do encontro sem a necessidade de saídas furtivas para cantos escuros longe dos olhares alheios.

Claro que alguns particpantes, gays e não-gays, não ficaram muito a vontade com essa visibilidade toda, mas ao longo dos dias os olhares de incredulidade, os cochichoos e muxoxos de desaprovação e os dedos apontados foram diminuindo ao patamar da quase invisibilidade. De acordo com alguns amigos o Erecom mais parecia o Enuds (Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual), que, coincidentemente, aconteceu há 6 meses atrás também na UFPA.

Mas como nem tudo são flores não posso deixar de apontar o GD de Sexualidade, Gênero e Opressões como um ponto a ser reavaliado para os próximos encontros. Os facilitadores, o Milton do Orquídeas e duas professoras que não recordo os nomes agora, foram muito felizes em suas falas, entretanto não há como haver uma discussão proveitosa e aprofundada sobre os temas uma vez que eles são muito amplos e aspectos deixam de ser contemplados em um Gd que gira em torno de três temas. A sugestão é que se façam Gd's específicos sobre sexualidade e gênero e outros sobre classe e raça.

Também notei a necessidade de formação de grupos para a discussão das temáticas de diversidade sexual nos cursos de comunicação. Algumas falas explicitaram bem a falta que esse tipo de organização faz uma vez que alguns preconceitos foram sendo reativados sistematicamente através de exemplos e inferências.

Mas nem isso conseguiu ( e olha que o Milton e o Ramom são testemunhas de como eu sai do sério) fazer com que eu não aproveitasse todos os momentos do Erecom. Todas as bagunças no quarto, as festas, as oficinas que participei, a bebida, o cigarro e os amigos novos, antigos, de perto, de longe... Vinny, Duda e Osmar vocês foram lembrados sempre! Jamira foi ótimo te ter por perto esses dias amiga você foi parte importante dos meus momentos felizes nesse encontro!

Agora é esperar por Fortaleza...




4 comentários:

Camila Chaves disse...

palavras minhas na reunião de avaliação de delegação: "não! não acredito! FINALMENTE uma cultural que alegra fernando!"

fico feliz. abracinhos. (=

Jamira disse...

heteroooooooo... tb foi bom te ver por lá!!
X)

saudadeees mil!!

vinicios k. ribeiro disse...

A não fernando!!!

não parta meu coração assim.
queria tanto ter participado deste encontro, seria meu terceiro ano de papiocerão...

mas em fortaleza vamos arrasar. E já vamos pensando em uma forma de marcar as discussões de diversidade sexual e equidade de gênero. Algo babadeiro, um misto de discussões teóricas, formação, brincadeiras e descontração. até onde me lembro, na ufc tem radio, e no erecom funcionou o tempo todo...

me entende né miga:???

um luxoooooo

cabaça nacional!!!!!!


beijooo

JoJo Lobato disse...

Queria tnto ter ido =/
Enuds me espera \o/

sahuashuhssa