quarta-feira, 25 de março de 2009

Vamos ser ridículos! Vamos nos vestir de mulher!


Faz tempo que não escrevo nada, ando meio preguiçoso e cheio de coisas pra fazer. Combinação explosiva essa, vocês não acham?

Na última semana o grande assunto no mundo do futebol não foram as grandes contratações ou a atuação de Ronaldo, e sim, um vestido rosa. Isso mesmo, um vestido rosa usado nos treinos do Figueirense.

De acordo com o que foi noticiado os jogadores do time fizeram um acordo de que, aquele que treinasse mal num dia usaria o vestido no treino seguinte como forma de castigo. A técnica do time foi classificada com ineficiente e mico, mas não lembro de ninguém falando que se trata de uma agressão.

No documentário Como diz a biblía, há uma cena de um filme, com o Denzel Washington, em que um treinador, como forma de humilhar seus jogadores, após uma derrota os chama de "menininhas". Essa postura não é apenas ficcional, na verdade é bastante utilizada seja entre os profissionais ou nos times escolares. O que ninguém questiona é que esse tipo de atitude não é apenas uma forma de desmoralizar um menino ou homem mas é, também, uma violência terrível contra o feminino.

Vivemos em uma sociedade onde o feminino é sempre visto como o menor, o fraco, o subordinado, o passivo e tantos outros adjetivos de desqualificação que possamos imaginar. A forma de maior humilhação para um garoto ou homem é ser taxado de mulher ou de alguma coisa que o aproxime do ser feminino. Essa é uma coisa que já esta, infelizmente, institucionalizada.

No carnaval por exemplo, os blocos invertidos, são blocos onde não há homens vestidos de mulheres, mas homens que se permitem ridicularizar através de signos femininos. Se vestir de mulher nesse caso nada mais é do que uma chacota. Os trejeitos, as roupas, a pintura, tudo ali é usado de forma a colocar aquele que topa essa brincadeira numa situação ridícula.

Inclusive este carnaval, numa publicidade de cerveja, aparece uns caras vestidos de mulher na hora em o off diz "No carnaval podemos ser ridículos.". Ridículos é isso! Ser feminino em nosso país é ridículo. Temos que ser brutos, é isso que vale. É esse o correto.

Tá na hora de começarmos a ter posturas mais duras em relação a esses abusos. Alguns poderão até dizer que eu preciso de um pouco mais de bom humor, mas não é isso, humor eu tenho, mas algumas coisas precisam ser vistas e ouvidas com um pouco mais de atenção.

Agora uma coisa eu não entendo: Será que um vestido rosa vai fazer os jogadores melhores? Eu pergunto isso porque acho estranho que até hoje muitos deles, mesmo usado gloss, esmalte nas unhas, creminhos e uma pá de frescuras continuem jogando mal.

O quê? Vocês nunca perceberam como o mundo do futebol anda feminino? Em que mundo vocês vivem?



Nenhum comentário: